Tradução automática do site
 
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias
 
Tártaro: problema atinge 80% dos cachorros
Por: EQUF Em 15/09/2015 às 17:55:25
 

VOCÊ já deve saber daquela regrinha básica de mastigar o alimento 30 vezes antes de engoli-lo. E quem tem cão entende que eles não sabem e, menos ainda a realiza. Cachorros, quase sempre digerem a alimentação inteira e, consequentemente, os restos dela ficam em sua boca e sobre sua arcada dentária. O resultado é que as bactérias que já estão ali se unem a estes resíduos de alimentos e formam então a placa bacteriana. 

QUANDO o problema bucal se agrava pode acarretar diversos males ao cachorro como o mau hálito, a dificuldade de mastigar, quedas de dentes, infecções secundárias em órgãos como coração, rins e dores na hora de se alimentar.
 
A ÓTIMA notícia é que a placa bacteriana pode ser retirada de maneira fácil, seja por brinquedos, escovação e ossinhos apropriados para os cães são ótimos para a saúde bucal auxiliando na retirada do tártaro.
 
O TÁRTARO se não for retirado, sofrerá um processo de mineração e todo o cálcio presente na saliva do cão se une a ela, favorecendo o processo de endurecimento. Com isso ocorrerá o cálculo dental que somente poderá ser extraído por veterinário por meio de anestesia geral.
 
DICAS | O EuQueroUmFilhote dá dicas para você manter a saúde bucal do seu cão conforme citado a utilização de ossinhos é indicado para se acabar com o tártaro, mas não é a solução 100% perfeita para resolver o problema. O correto é que se faça a escovação dentária diariamente; alertamos ainda que ossos cozidos não são recomendáveis porque podem lesionar o esôfago ao intestino. Ossos cozidos sofrem alterações em suas estruturas desenvolvendo pontas que podem perfurar o cachorro; já ossos crus dificilmente poderão ocasionar alguma lesão. Todavia, qualquer tipo de osso, poderá ocasionar engasgo no cão. Sendo assim, sempre fique alerta sempre que seu cão está comendo um osso, ou tal situação poderá se transformar em ocorrências muito mais graves do que se possa imaginar. IMPORTANTE também que ofereça ossos ao cão após a troca dos dentes de leite aos permanentes. E em caso de dúvidas peça orientação veterinária.
 
Últimas notícias:
 
Facebook
 
Pedigrees
Recomendamos
Sites de filhotes
Visite-nos www.euqueroumfilhote.com.br
© Eu Quero um Filhote! (desde 1999). Todos os direitos reservados.
Parceiro: Cinobras São Paulo
  www.cinobras.net